terça-feira, 19 de agosto de 2008

Bebendo da água de casa para não morrer sedento.


Ontem na Universidade Veiga de Almeida, foi convidado pela professora e coordenadora do curso de comunicação social Andréa Goritto, o renomado jornalista da Rede Globo de Televisão Domingos Meirelles, ele trazido para a abertura da aula inaugural do curso de comunicação do campus Cabo Frio.
Esperei atentamente sua chegada triunfante, chamado o reitor para dar as boas vindas, começou aquela divina rasgação de seda entre os que estavam sentado á mesa, como se não bastasse, o jornalista que mais parecia um profissional do marketing pessoal, deixou a desejar no que se diz respeito a romper com os elos da Dona da Banca ( Globo), quando será que assumirão que o que tem na caixa preta da Fábrica dos Sonhos é a sistematização da mediocridade para com os telespectadores?.
Abriram ao público para perguntas, pergunta vai pergunta vem, fiz a minha: - Qual sua opinião sobre o documentário feito para a BBC de Londres chamado Muito Além do Cidadão Kane, que desmistifica a sistematização por trás da Fábrica dos Sonhos? - sua resposta foi tangenciada descaradamente - Bom, é um documentário clandestino ( Lembrei!, a globo não permitiu a exibição no país.), que fala mal do patriarca da Rede Globo, mas não vou me estender muito pela questão do tempo e vocês vão pegar ônibus... - dei um breve sorriso e pensei. isso não é democrático.
Bom antes que o ônibus passasse ainda sobrou tempo para vender e autografar seu livro, teve gente que foi embora a pé esperando um momento para fotografar-se ao lado do artista global. Em suma a palestra deveria ser voltada ao jornalismo, mas deve ter ocorrido algum erro de comunicação entre os organizadores que não explicou que ali não havia somente estudantes de publicidade mas também aprendizes do verdadeiro jornalismo, estávamos sedento por absorver o conhecimento do tal, porém saímos da palestra e fomos matar a sede com a água de casa.
- Deixaram a desejar!, isso que ouvi quando saí e fui andando pelos corredores.